Conforme já divulgado no site, nossos diretores estiveram reunidos no mês passado com os dirigentes da CEMIG para avaliar e debater sobre ACT 2016 específica dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Abaixo, a pauta discutida e as deliberações:

  • Contratação de estagiários. SINTEST-MG está aguardando posição da Gerência para contratação de no mínimo 10 estagiários para os Técnicos de Segurança do Trabalho – TSTs da CEMIG.
  • Código Tensão. De acordo com a CEMIG, o código tensão dos TSTs já está enquadrado para o tipo de atividade do profissional. O SINTEST-MG, no entanto, discorda uma vez que os Técnicos de Segurança, além de serem responsáveis pelo treinamento de funcionários, inclusive de supervisores, desenvolvem e, sobretudo, exercem habilidades relativas a de outros profissionais em decorrência do próprio treinamento. A gerência pediu ao SINTEST-MG que fundamentasse justificativa com finalidade de alterar código de Tensão dos TSTs que, atualmente, é o código 00 para outro tipo de Código inerente à atividade de nossos profissionais. O Sindicato já providenciou o documento e encaminhará nesta semana para CEMIG.
  • Com relação à mudança para nível 4. SINTEST-MG, por meio de um ofício, formalizará a indicação de um profissional do Sindicato para acompanhamento do Plano de Cargos e Salários da CEMIG - PCS junto à empresa contratada.
  • Concurso eProgressão de Regime Interno. SINTEST-MG cobrou a realização de concurso para Técnicos de Segurança do Trabalho e, especialmente, progressão de regime interno, com graduação em engenharia, com vistas à promoção do profissional dentro da CEMIG.
  • Canal de Denúncias. A Gerência da CEMIG encaminhará para o SINTEST-MG o e-mail do canal de denúncia da Comissão de Ética da Companhia para que o Sindicato reporte relatos/denúncias em caso de negligência quanto aos Direitos do trabalhador.