Prezados Técnicos de Segurança do Trabalho de Minas Gerais, saúdo a todos com um Feliz Ano Novo e votos de prosperidade, realizações e conquistas para a nossa categoria. Venho, em nome de toda a equipe do Sintest MG, desejar a você e seus familiares muita saúde, paz e harmonia neste ano que inicia.
O ano passado foi um período de muito trabalho no sindicato que, felizmente, resultou em diversas ações que beneficiaram a categoria. Desde que assumimos a diretoria, em fevereiro de 2016, estamos atuando fortemente para a valorização do Técnico de Segurança do Trabalho em Minas Gerais. Contudo, somente com o sindicato fortalecido, tanto politicamente, quanto sindicalmente e, financeiramente estável, é que teremos uma instituição sindical combativa. Sem recursos financeiros e sem a participação dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Minas Gerais, perdemos poder de negociação nas reuniões com as empresas. Mas a nossa esperança é que este quadro mude para melhor em 2017.
No ano passado, trabalhamos muito para equilibrar as contas do Sintest MG que estava desequilibrada em função de gestões anteriores e que, com o baixo fluxo de caixa, acumularam com as contas atuais. Além disso, também lutamos para alterar um quadro alarmante: mais de 90% das empresas mineiras que possuem técnico de segurança do trabalho em seus quadros, estão inadimplentes, com taxas atrasadas ou simplesmente se recusam a realizar o pagamento do imposto sindical urbano, taxa assistencial e outros compromissos em virtude de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho assinadas. Mas, com muito empenho, aos poucos, estamos alterando este quadro. Para sanar este problema, estamos acionando judicialmente todas as empresas que estão irregulares no pagamento perante o SINTEST/MG. Contudo, é um trabalho burocrático que demanda tempo e, para que o Sintest MG cresça cada vez mais, também precisamos do seu apoio. Além de participarem das assembléias gerais e realizarem denúncias contra empresas que estão descumprindo a legislação, também é muito importante a sua filiação e o recolhimento das contribuições sindicais e associativas para o fortalecimento da nossa instituição.
Além das dívidas e do pouco recurso financeiro, ao assumir a gestão do sindicato, também percebemos que a categoria não procurava a entidade, seja por total inoperância da gestão anterior em promover ações para alcançar o profissional, ou seja, pelas categorias preponderantes que abarcaram a representação desses profissionais, como se fossem pais adotivos. Com o engajamento e mobilizações da atual diretoria do Sintest MG, percebemos que o anseio da categoria é ter um sindicato próprio como ferramenta para debates, discussões e com pautas que realmente representem as suas dificuldades nas empresas e que mostre a sua cara, que se reverte em uma extrema carência, carência esta que estamos suprindo com as nossas atuações e nos planejamentos futuros. Prova disso são as negociações com categorias que até então não cogitavam dialogar com o sindicato; após muito esforço, as empresas de consultoria em segurança do trabalho, o segmento hospitalar, as empresas de asseio e conservação e as empresas de transporte coletivo aceitaram iniciar as negociações com o Sintest MG. É importante ressaltar que as categorias mencionadas são imprescindíveis, pois continuam desvalorizando o profissional e o nosso objetivo principal é inverter este quadro com a nossa aproximação.
Percebemos, também, que o Técnico de Segurança do Trabalho é desrespeitado não só pelas empresas, mas também pelo governo e pelas entidades representativas de segurança do trabalho que desqualificam o profissional alegando falta de capacitação técnica, ausência de gerenciamento em suas ações ou falta de desconhecimento técnico para orientar as entidades. No entanto, informamos que este desrespeito com o profissional não está sendo mais aceito pelo Sintest MG. Estamos apurando todos os casos e denunciando aos órgãos competentes, adotando uma postura mais rígida contra entidades e empresas que julgam e desqualificam o profissional, muitas vezes mantendo o técnico em seus quadros de pessoal apenas para cumprir legislação. Entendemos que esse tipo de atitude desmotiva o profissional, contribuindo para a desvalorização da categoria. Para alterar este cenário, uma das nossas principais ações em 2017 será a valorização do técnico no mercado de trabalho. Para isso, estamos investindo em qualificação e aprimoramento para que o profissional esteja ainda mais capacitado para assessorar tecnicamente as empresas. Outra ação que vamos aplicar em 2017 é a indicação de profissionais para os grupos técnicos tripartite das normas de segurança do trabalho através da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), instituição na qual o Sintest/ MG é filiado.
Além destes projetos, também planejamos intensificar as ações judiciais em 2017. Nas reuniões de negociação para proposta e fechamento de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho (ACTs e CCTs), exigiremos o piso mínimo salarial para técnicos de segurança do trabalho recém-formado ou até um ano de experiência. Nos acordos e convenções já fechados, intensificaremos as negociações do piso salarial do TST acima de dois anos de experiência, propostas que deverão ser mais valorizadas em 2017. Também iremos estabelecer como meta do sindicato negociações exclusivas das cláusulas econômicas e sociais em ACTs e CCTs para reposição da inflação com ganho real.
Como vocês podem perceber, o Sintest MG está trilhando uma trajetória de sucesso para a categoria e seu caminho já está traçado até 2020, final da nossa gestão. No entanto, precisamos que os técnicos de segurança do trabalho continuem impulsionando o sindicato para conquistarmos a valorização dos nossos profissionais. Em nosso boletim de retrospectiva 2016, disponível no site do Sintest MG (www.sintestmg.org.br), é possível acompanhar algumas ações realizadas no ano passado. Além disso, é possível conhecer algumas atividades desenvolvidas no sindicato pelas notícias e boletins divulgados ao longo do ano.
Em dezembro de 2018 completaremos 30 anos da entidade; data muito importante para a categoria. E para celebrar, vamos desenvolver uma semana de atividades com debates, seminários e eventos para comemorar e analisar a nossa profissão.
Desejamos um ano de muito trabalho, realizações e aproveito para deixar um canal de relacionamento direto para esclarecer duvidas, receber denúncias ou debater um pouco mais sobre a profissão. (Fale com o presidente (31) 4115-1577 ou (31) 3213-2279).
Estarei sempre de portas abertas!
Atenciosamente,
Cláudio F. Santos (kcau)
Presidente da ABRATEST e do SINTEST/MG