Entre os dias 12 e 13 de março de 2016, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (SINTEST-MG), realizou na sede da Federação dos Trabalhadores Cristãos (FTC), em Santa Luzia, MG, o curso de formação sindical para os dirigentes empossados. Divido em dois módulos, o seminário foi ministrado pelo Fundador e ex-presidente da FENATEST e consultor técnico de Segurança do Trabalho, José Augusto da Silva Filho e o antropólogo, Thiago Araújo.
Os dirigentes participaram de um ciclo de palestras que proporcionou uma avaliação do histórico da profissão, uma análise de conjuntura: Presente e futuro da categoria como também, a luta na defesa de uma pauta positiva para os técnicos de segurança do trabalho do Brasil. As atividades incentivaram aos novos diretores, uma visão motivadora e uma mudança da cultura profissional dos técnicos de segurança do trabalho.
O presidente do SINTEST-MG, Claudio Ferreira dos Santos, agradeceu a participação de todos e destacou que o encontro, realizado após a solenidade de posse, é um primeiro compromisso para que direção do sindicato esteja capacitada para contribuir para atuação no sindicato em benefício da categoria TST de MG.
O consultor José Augusto Silva Filho, avaliou de forma positiva, a nova composição da nova diretoria do SINTEST-MG. Para ele, os integrantes possuem um alto nível de conhecimento, são interessados e capacitados para contribuir com o resgate do sindicato e lutar pelos direitos da categoria. “O curso de formação é importante para isso, mostrar as principais bandeiras sindicais, as direções, por meio do entendimento do perfil, a atuação profissional e discorrer sobre os desafios enfrentados”.
Tânia Maria de Assis, que compõem a diretoria da subsede regional Zona da Mata em Juiz de Fora, elogiou a dinâmica do curso de formação. A oportunidade despertou a reflexão sobre a atuação do seu trabalho junto sindicato, além disso, conhecer um profissional como o José Augusto de Silva, que participou diretamente das conquistas da categoria é um exemplo de motivação. “Tudo que está sendo discutido, mostra como a categoria precisa de mudanças, principalmente em relação à sua formação profissional. Percebo como as instituições de ensino estão despreparadas para formar esses novos profissionais. Concluo o curso com esse pensamento e quero participar dessas mudanças da classe,”concluiu.
Acesse a galeria de fotos : http://sintestmg.org.br/plus/modulos/fotos/miniaturas.php?id=27
Fonte: Comunicação SINTEST/ MG