A diretoria do SINTEST-MG participou no dia 21/5,do II Encontro de Comerciários Cipeiros de Contagem (ENCOMCIP), promovido pelo SINTRACC. Pelo segundo ano, sindicalistas mobilizaram as categorias para conscientizá-las sobre os cuidados com a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.O evento contou com as participações técnicos e engenheiros de segurança e especialistas da área de saúde de trabalhadores do comércio, que assistiram palestras,peça teatral e atividades de ginástica laboral.
O presidente do SINTEST-MG, Claudio Ferreira dos Santos, ministrou a palestra sobre“O papel da CIPA na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a interação do SESMT”. Ele qualificou o seminário como um avanço, que traz as discussões do dia para os trabalhadores sobre as questões de segurança. Em suas considerações, ele defendeu o papel da CIPA na investigação dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, cujo desdobramento se dá na reabilitação do trabalhador e no retorno dele ao trabalho.
Segundo o Claudio, “Uma ação integrada entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) com os profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e os integrantes da CIPA, podem resultar em avanços concretos na questão da prevenção na segurança do trabalho, como a formulação de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), baseados nas atas das CIPAs e nos pareceres técnicos do SESMT”, afirma.
DEPOIMENTOS
Na opinião da auxiliar administrativo, Rejane Bicalho do SINTEST- MG, participar da ENCOMCIP foi uma ótima experiência, pois os temas escolhidos pelos palestrantes foram esclarecedores e relevantes para o dia a dia dos trabalhadores. “Aprendi muito com ser otimista na vida e no trabalho com as palestras sobre psicologia, reabilitação profissional e o papel da Cipa sobre prevenção de acidentes”.
Há sete anos, Lucilene Cardoso que trabalha no setor do comércio, aprovou a realização do evento devido à quantidade de informações que agregaram profissionalmente.“É importante que todos os colegas participem dos próximos seminários, para obter esclarecimentos sobre a questão da segurança no trabalho, sabendo como agir e a quem recorrer”
O Técnico de Segurança no Trabalho, Marcelo Alves, que já foi vítima de acidente, procura conscientizar os colegas de trabalho. “A minha experiência não foi boa,trouxe sofrimentos para mim,para minha família e também para empresa, por isso é fundamental saber prevenir”.