Hoje, dia 28 de abril, em todo o mundo foram realizados eventos que celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
 
No Brasil, desde maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, mas nada temos o comemorar, pois diariamente vítimas são reféns da falta de fiscalizações e de proteção.
 
De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes. No mesmo período, gastos da Previdência com Benefícios Acidentários corresponderam a R$79 bilhões, e foram perdidos 351.7 milhões dias de trabalho com afastamentos previdenciários e acidentários.
 
Todos os trabalhadores estão sujeitos a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Por isso, a atuação dos técnicos de segurança do trabalho é importante para estabelecer os procedimentos e mecanismos de prevenção mais adequados.
 
Nessa data, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do trabalho do Estado de Minas Gerais, (SINTEST-MG) reforça a luta pelo respeito e o direito a vida. É necessária a conscientização de todos para que as práticas preventivas possam ser respeitadas e serem mantidas para se chegar a uma cultura de prevenção.
 
Comunicação SINTEST-MG