Na terça-feira, 7 de junho de 2016, o diretor do SINTEST-MG, Luiz Carlos Bispo, participou da reunião da Comissão do Benzeno, realizada no Centro Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Contagem.
No encontro que acontece mensalmente, os sindicalistas e os representantes da categoria da saúde e segurança do trabalho, discutiram a programação do 1° Seminário do Benzeno, previsto para acontecer no dia 01 de setembro deste ano.
De acordo como diretor do SINTEST-MG, Luiz Carlos Bispo, a proposta para a realização do seminário, está sendo debatida há alguns meses, baseadas em apresentações de dados que mostram os riscos da contaminação do Benzeno, expostos em vários segmentos e prejudiciais a saúde do trabalhador.
O SINTEST-MG sugeriu que a participação de palestrantes que atuam no segmento de refino de petróleo serão fundamentais para orientar os profissionais sobre as legislações vigentes, normas regulamentadoras e seus efeitos danosos para a saúde do trabalhador, conforme explicou o Luiz Carlos Bispo.
“Como técnico de Segurança do Trabalho da PETROBRAS e representante do SINTEST-MG, assim como outros profissionais do setor do petróleo, tenho conhecimento da vulnerabilidade dos riscos que benzeno causa a nossa saúde; queremos expandir esta questão a todos”, concluiu.
O 1° Seminário do Benzeno tem como objetivo orientar sobre a proteção dos riscos do benzeno para reduzir os índices de doenças ocupacionais. A programação está sendo organizada pelo SINTEST-MG, CERESTs deContagem e Betim, SINPOSPETRO, Sindicatos de Belo Horizonte e RMBH e representantes da saúde.
Conheça os efeitos do Benzeno à saúde
O Benzeno (Hidrocarboneto aromático) é uma substância tóxica encontrada em refinarias de petróleo, siderúrgicas, fábricas de calçados, postos de combustíveis, laboratórios de análises químicas e em outros setores que utilizam a substância como solvente ou como matéria prima.
O Benzeno prejudica a saúde dos trabalhadores e da população em geral, em decorrência da exposição direta. O surgimento de doenças como hematológicas (leucopenia, neutropenia e anemia aplástica, doenças associadas à diminuição da contagem de células sanguíneas) e câncer da medula óssea em diferentes formas e estágios, estão relacionados aos riscos do Benzeno.