Com o objetivo de debater questões relevantes que impactam no fortalecimento e desenvolvimento da instituição sindical, o SINTEST/MG promoveu, no último final de semana (19 a 21 de agosto de 2016), o 3º Encontro Regional do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Minas Gerais – SINTEST/MG - na sede da Federação dos Trabalhadores Cristãos (FTC), em Santa Luzia, MG. O encontro contou com palestras de autoridades mineiras e discussões entre as representações regionais da Zona da Mata, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Centro Oeste, Vale do Rio Doce, Norte e da região Central de MG, para estimular a troca de conhecimentos dos dirigentes sindicais. Além de promover uma aproximação entre os representantes da categoria, o evento também possibilitou a presença de dez técnicos de segurança do trabalho filiados e sorteados pelo Sintest/MG, para participarem dos cursos de atualização fornecidos gratuitamente.

A iniciativa, que está em sua terceira edição, reuniu dirigentes sindicais de Araxá, Uberlândia, Poços de Caldas, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Três Corações, Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Caeté, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas e cerca de 20 dirigentes sindicais de 11 estados do Brasil, possibilitando uma troca de experiências entre os convidados. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sintest/MG, Cláudio Ferreira dos Santos, agradeceu a presença e destacou a importância da participação de todos os profissionais no evento regional que simboliza uma grande valorização para a categoria. “Promovemos esse encontro com a expectativa que os dirigentes sindicais multipliquem o conhecimento adquirido em suas respectivas regiões de Minas Gerais, gerando novos projetos para fortalecer a profissão dos técnicos de segurança do trabalho”, comenta. Para o diretor do Sintest/MG em Uberaba, João Carlos Gonçalves, o evento foi fundamental para estreitar os laços com os demais diretores regionais. “Além de confraternizar com os colegas de classe, o encontro acrescentou conhecimento e troca de experiências e ideias, incentivando a todos a buscar o melhor para nossa categoria”, declara.

Durante os três dias de evento, os dirigentes participaram de um ciclo de debates e palestras que proporcionaram uma atualização das ações utilizadas pelos sindicatos em todo o país por meio da apresentação do planejamento estratégico ministrado por Antônio Ferreira (Bozó) e Thiago Araújo. Além disso, o público presente também teve a oportunidade de sanar as dúvidas jurídicas nas palestras ministradas pelos advogados Guilherme Augusto Alves Santos e Dr. Márcio Murilo Pereira. Em seguida, todos os convidados conheceram um pouco mais sobre homologação com o debate sobre legislação trabalhista promovido pela Sra. Maria Antônia Santos Almeida, chefe do Setor de Homologações do Ministério do Trabalho e Previdência Social de MG.

De acordo com o futuro representante do sindicato mineiro da cidade de Araxá e técnico de Segurança do Trabalho, Afonso Juvêncio Hipólito, a programação do evento apresentou um conteúdo muito rico que despertou o empenho e dedicação do público pelo mesmo objetivo. “Tive a oportunidade de levar para a futura subsede em Araxá um conhecimento maior sobre planejamento estratégico. Voltamos ainda mais focados na nossa missão de fortalecer a categoria”, comenta. Para o diretor do Sintest/MG no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Cláudio Fernando da Silva, as palestras ministradas trouxeram novas ideias e uma nova visão da conjuntura atualmente vivenciada na área política e profissional. “Levo como fruto deste evento uma nova visão sobre os desafios vivenciados pela categoria, visão que acredito ser importante para lutarmos por novos rumos para todos construirmos juntos a segurança do trabalho em Minas Gerais e no Brasil”, diz.

Sintest


Evento também visa atualizar profissionais para o mercado de trabalho

Segundo o presidente, eventos desse porte também são essenciais para fornecer uma opção para os técnicos de segurança do trabalho filiados no SINTEST/MG atualizarem o currículo com novos cursos e, com isso, tenham as ferramentas necessárias para se destacarem no mercado de trabalho. De acordo com a técnico de segurança do trabalho que atualmente está desempregada, Antonieta de Carvalho Lima (49 anos), a participação no evento fornece mais experiência para se destacar nas entrevistas de emprego. “Presenciei debates que com certeza agregaram conhecimentos diferenciados para atender as exigências do mercado de trabalho que, com a crise atual, exige cada vez mais do profissional. Fiquei muito contente com os cursos e agradeço ao sindicato pela possibilidade de poder me capacitar gratuitamente, além de realizar um networking com grandes nomes de peso presentes no evento”, explica.