PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE O SINTEST/MG E AS EMPRESAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DE MINAS GERAIS

 

No dia 08/11/18, em data histórica, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais – SINTEST/MG, Cláudio Ferreira Santos (kcau), iniciou a primeira rodada de negociações, com o recém criado SINDICATO DAS EMPRESAS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DE MINAS GERAIS – SINDESST/MG.


A data marcou o início dos entendimentos para se criar a 1º CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2019/2020 entre o SINTEST/MG e o SINDESST/MG.

As discursões iniciais estavam sendo feitos com a AMESST – Associação Mineira das Empresas de Saúde e Segurança do Trabalho, entidade com mais de 30 (trinta) empresas filiadas e o objetivo final é a melhoria das condições do trabalho no segmento de CONSULTORIAS EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO.


Nesta primeira reunião pontos importantes foram consensuados :

1) Data Base: JANEIRO

Dentre as Cláusulas Econômicas:

2) Garantia mínima de 5% (cinco por cento) de reajuste anual, independente da inflação e das propostas a serem apresentadas.

Dentre as Cláusulas Sociais:

3) Plano de Saúde;
4) Plano Odontológico;
5) Seguro de Vida em grupo;
6) Vales Alimentação;
7) Vales Transportes;

Capacitação Profissional:

8) Apoio integral financeiro, participação educacional e operacional das empresas no aperfeiçoamento profissional do Técnico de Segurança do Trabalho de MG em parceria com as entidades ABRATEST, FUNDACENTRO E UFMG no projeto C_TesT;

Pontos a serem negociados:

Contra-proposta patronal:

9) Piso salarial inicial de R$1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais) com progressão de aumento para R$2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) em virtude de participação dos profissional TST em programas de capacitação.

10) CCT válida para 02 (dois) anos;

11) 44 horas semanais de trabalho;

12) Criação e regulamentação de banco de horas;

13) Criação e regulamentação de procedimentos de “ viagens a trabalho” dos Técnicos de Segurança do Trabalho;

Demais cláusulas apresentadas pelo SINTEST/MG em data passada através da minuta de reivindicações da categoria TST de MG aprovadas em AGE de 2017/2018.

O SINTEST/MG irá analisar as contras-propostas patronais em reunião de diretoria neste sábado (10/11/18) e após a conclusão das negociações convocará uma AGE extraordinária com a categoria do segmento.

A próxima rodada de negociações está prevista para 20 de Novembro de 2018 as 17 horas.