Apesar de ser um evento de alto nível técnico, com altos índices de público, assim como os outros realizados por nosso Sindicato, no último dia 26 de maio, durante o 1º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Centro Oeste de Minas, em Arcos, fomos surpreendidos com um contexto diferente: tivemos queda brusca de participação, jamais visto anteriormente por nossos dirigentes,comparada às outras edições do Encontro, realizadas por regionais do Estado.

Na ocasião, a diretoria do Sintest-MG foi informada que Técnicos de Segurança do Trabalho - TSTs teriam sido pressionados por empresários (estes com receio de uma criação de um Sindicato na Região de Arcos) a não comparecerem ao Encontro. Inclusive, organizadores do evento teriam sofrido retaliações de empresas durante processo de organização do Evento e decidiram tornar pública essa situação.

Diariamente, são muitas as dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores no exercício de suas atribuições laborais. E é por meio da Organização Sindical que esses profissionais resistem às precariedades das condições de trabalho, à intensificação da exploração de sua força de trabalho, à desvalorização de sua mão de obra. O Sindicato é instrumento de força dos Trabalhadores contra a dominação, a exploração e alienação do trabalho.

Segundo preceitos da Organização Internacional do Trabalho – OIT – da qual o Brasil é Estado-membro desde a fundação - é de DIREITO dos trabalhadores, assim como dos empregadores, constituírem, sem autorização prévia, organizações de sua escolha, bem como o direito de se filiar a essas organizações.

Nossa Constituição Federal também preceitua o DIREITO à livre organização sindical e greve. Pressões do empresariado dessa região e embargos à organização de nossa categoria não alcançarão o intento de impedir a regulamentação do Sindicato na Região de Arcos.

Por essa razão, SINTEST-MG já está tomando as devidas providências para imediata criação de sua subsede, principalmente, neste contexto, em que para nós ficou clara a tentativa do empresariado em ceifar os Direitos desses Trabalhadores!