*** Programação Sujeita a alteração ***

- 14h - Check-in no Hotel

- Das 14h às 18h – Credenciamento no Hotel

- Das 19h às 20h30 – Abertura Solene com a presença de autoridades

- 20h30 às 21h30 - Tema: "Política de Desenvolvimento Nacional" Palestrante: Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes é um advogado, professor universitário, escritor e político brasileiro. Está filiado ao PDT, partido do qual é vice-presidente. Natural de Sobral (Ceará) desde 1962, é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará e também fez um curso de economia na Harvard Law School. Carrega em seu currículo político os mandatos de deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, Ministro da Fazenda. Ministro da Integração Nacional Governo e deputado federal. Ciro já concorreu à Presidência da República por duas vezes (em 1998 e em 2002), e hoje é apontado como pré-candidato pelo PDT ao cargo nas eleições de 2018.

- Das 21h30 às 23h – Jantar

Quarta-feira - 13 de Setembro

- Das 8h às 9h – Credenciamento no Hotel

- Das 9h às 10h – Tema: “História do Movimento Progressista Brasileiro” Palestrante: Professor Wendel Pinheiro. Noções básicas sobre a história do trabalhismo e do movimento progressista brasileiro

- Das 10h às 11h30 – Tema: “Redes sociais e comunicação sindical” Palestrante: Márcio Bernardes de Carvalho

- Das 11h30 às 12h30 – Tema: “a definir” Palestrante: Dr. Ronaldo Cheib

- Das 12h30 às 14h - Almoço

- Das 14h às 15h30 - Tema: “Política sindical ” Palestrante: Zilmara Alencar. Novos caminhos para o sindicalismo brasileiro. Estrutura confederativa. Papel das Centrais sindicais. Sindicalismo de base. Sobrevivência financeira sindical.

- Das 15h30 às 16h50 - Tema: “Terceirização ” Palestrante: Genderson Silveira Lisboa / Elaine Noronha Nassif (Procurador do MPT/MG)

- Das 16h50 às 17h00 – intervalo

-Das 17h00 às 18h20 - Tema: “Ações coletivas pelos sindicatos” Palestrante: Erlan Peixoto Prado (Procurador MPT/DF).
O fenômeno da coletivização do processo. Interesses coletivos, individuais homogêneos e difusos.
Ações coletivas cabíveis na defesa dos direitos trabalhistas. Denúncias ao MPT. Papel dos sindicatos.
Prova da violação coletiva a direitos sociais. Eficácia da sentença. Jurisprudência.

-Das 19h00 às 21h00 - Jantar de Confraternização

Quinta-feira - 14 de Setembro

- Das 08h30 às 10h30 – Tema: “Oratória sindical” Palestrante: Carlos Conce (Mestre em Comunicação/UFRJ, graduado em Letras e em Comunicação Social). A importância da comunicação e da oratória para líderes sindicais. O líder sindical: habilidades de comunicação e performance. O discurso do líder sindical: princípios da mensagem eficaz. O público alvo do líder sindical: como influenciar os seus ouvintes.

- Das 10h30 às 12h00 – Tema: “Reforma Trabalhista e precarização do trabalho” Palestrante: Meton Marques (Doutor, Desembargador TRT-22, Professor da UFPI). Retrocesso social. Trabalho degradante e condição análoga à escravidão. Tratamento legal. Perspectivas da Reforma Trabalhista. Prevenção e sistemática de denúncias às autoridades competentes. Fiscalização pelas entidades sindicais. Combate pelas instituições públicas. Prova. Indenizações. Jurisprudência.

- Das 12h30 às 14h00 - Almoço

- Das 14h00 às 16h00 – Tema: “Assédio moral” Palestrante: Clovis Renato (Doutor, advogado, professor universitário). Definição de assédio moral. Modalidades e classificação. Assédio no trabalho. Sujeitos ativo e passivo. Bullying e síndrome de Burnout. Atitudes do assediado. Consequências jurídicas. Ações judiciais. Prova. Indenizações. Serviço público. O abuso de poder.

- Das 16h00 às 16h10 – Intervalo

- Das 16h10 às 18h - Tema: “Negociação coletiva” Palestrante: Gérson Marques (Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE). Negociação coletiva. Prevalência do negociado: alcance e limites. Novas cláusulas e formas de atuação sindical. Cláusulas âncoras. Cláusulas que repetem a lei. Cláusulas de paz. Equilíbrio negocial. Prevalência dos Acordos Coletivos sobre as Convenções.

- Das 19h00 às 21h00 – Jantar

Sexta-feira - 15 de Setembro