Nessa terça-feira, 11, foi lançada a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), esta faz parte do movimento Abril Verde, realizada em parceria com o Ministério do Trabalho. Para este ano, o tema "Acidentes de Trabalho – Conhecer para Prevenir" revela o quão primordial é conhecer e analisar os dados referentes a acidentes de trabalho para que seja possível descortinar as principais causas, relação com o tipo de ocupação e os grupos de trabalhadores mais vulneráveis, contribuindo para a adoção de políticas de prevenção. Nossa Associação esteve presente no evento de lançamento, representada por seu presidente Cláudio Ferreira dos Santos.

Lançamento Canpat - Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Participaram do lançamento o presidente do TST, Ministro Yves Gandra, o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, Ministro da Saúde, Ricardo Barros, Fundacentro, Centrais Sindicais, Empresários, o MPT, a SIT e o Sinait.

Para o ministro Ricardo Barros, a prevenção ao acidente de trabalho é um assunto que deve está no cerne das discussões. "Acidentes de trabalho impõe um custo alto à Saúde e à Previdência, já que muitos desses trabalhadores não conseguem retomar a atividade produtiva. Para que nós possamos ampliar a avaliação dessas questões, nós teremos o preenchimento da atividade laboral na ficha única de saúde de cada paciente", frisou.

Presidente da ABRATEST, no entanto, alerta, especialmente acerca do atual momento político do país em que a campanha foi lançada: "Preocupado fiquei com o lançamento desta campanha, justamente quando se aprova o PL da Terceirização (este propõe-se precarizar as relações de trabalho com as reformas trabalhista e previdenciária - que certamente farão subir os índices dos acidentes e doenças do trabalho no Brasil. A campanha para atingir o seu objetivo terá que impor um ritmo maior de fiscalizações através dos auditores fiscais do trabalho e maiores penalizações para os descumpridores das normas de segurança e saúde do trabalho. Sem contar que somente com investimentos em prevenção evitaremos acidentes de trabalho".

Segundo informações do Ministério do Trabalho, dados oficiais apontaram nos últimos cinco anos, uma média de 710 mil acidentes do trabalho por ano. Desses, 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil em sequelas permanentes e mais de 7 milhões de dias de trabalho perdidos cada ano. Informações apresentadas na cartilha da CANPAT - Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.